Pretty Little Liars PORTUGAL _ Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Comunicado

Olá a todos
Este comunicado serve para informar que todos os comentários feitos no blog e todos os emails que nos enviam irão sofrer um atraso ao ser aceites/respondidos devido a Ana, a administradora, estar fora.
Quando ela regressar todos os comentários serão aceites e os emails serão respondidos.
Obrigada pela compreensão e um bom fim de semana prolongado para vocês little liars!
- Tita
Lê mais...

[Especulação] E se a irmã gémea de Cece está na campa de Alison?

O Wetpaint avançou com uma teoria de um fã que põe a hipótese de a irmã gémea de Cece ter sido morta e  enterrada no lugar de Alison. De seguida, vamos explicá-la e explorá-la.


No episódio desta semana, foi-nos revelado que Jessica DiLaurentis pagou a Cece para ficar calada acerca de algo ligado ao desaparecimento de Alison. Deram-nos a ideia que esse suborno teria a ver com o facto de Spencer ter magoado a amiga. Mas, segundo o Wetpaint, não faz sentido que a mãe de Alison tenha algum tipo de interesse em proteger Spencer e em não denunciar o que ela alegadamente fez. É então que entra a teoria da irmã gémea de Cece.


Uma das maiores questões desta série é: "quem está enterrado na campa de Alison?". O site diz-nos que esse alguém deve ter morrido na mesma altura em que Alison supostamente morreu. E nós sabemos que Cece e Alison gostavam de trocar de identidades, uma vez que eram muito parecidas uma com a outra. O Wetpaint recorda ainda que, uma vez, Cece se vestiu de Alison em Radley e os funcionários ligaram a Jessica DiLaurentis para a ir buscar, pensando que ela se tratava da sua filha. Este acontecimento pode ter dado a ideia a Alison, ou à sua mãe, de enterrar o corpo da irmã gémea de Cece no lugar do de Alison.


Além disso, sabemos que Radley é uma instituição pouco confiável, na medida em que tenta esconder de todos os seus podres. E se a irmã de Cece estava em Radley, fingindo ser Alison, e morreu lá? Radley pode ter tentado esconder essa morte que, se calhar, ocorreu na mesma noite que a da mãe de Toby. E Jessica DiLaurentis, sendo membro do Conselho de Administração, pode perfeitamente estar directamente envolvida nesse esquema, tendo pago a Cece para ficar calada.


O passo seguinte, para a Sra. DiLaurentis, seria livrar-se do corpo. Alison pode ter visto a mãe enterrar o corpo e aproveitou-se disso para forjar a sua morte, sugere o site.


Esta teoria é interessante e rebuscada, bem ao estilo de PLL. Mas, se o que aqui se diz for verdade, então ninguém daria pela falta da irmã gémea de Cece para além dela própria? Os seus pais não iriam dar pela sua falta? Os seus amigos? A não ser que Jessica tenha pago à família dela para ficar calada e ter obrigado Cece a fazer-se passar pela irmã, para ninguém notar que ela está morta.

Concordam que esta teoria? Acham que faz sentido, ou há demasiadas pontas soltas?

Fonte: Wetpaint
-R
Lê mais...

Sneak Peeks #1#2#3 do 4x22

Boa Tarde Pessoal!
Hoje deixamos-vos aqui os três primeiros Sneak Peeks que saíram para o próximo episódio, 4x22.



No primeiro Sneak Peek como podemos reparar Aria diz a Emily que continua em Syracuse. Vemos Aria com o seu suposto novo interesse amoroso, Riley. Ambos parecem ter muito intimidade um com o outro e em vez de irem visitar a faculdade vão tomar o pequeno-almoço juntos. O que isso significará para o casal Ezria?



Neste Sneak Peek entre Spencer e Verónica podemos notar que Spencer não continua mentalmente estável. Mãe e filha estão a falar sobre o problema de Spencer em relação às anfetaminas mas, durante a conversa, Spencer começa a ouvir a sua voz e a de Alison, bem como flashes da noite do desaparecimento de Alison. Parece que aos poucos Spencer vai-se lembrando do que realmente aconteceu. Qual é a vossa opinião? Seria Spencer capaz de fazer algum mal a Ali?



Por fim, este último vídeo é uma conversa entre Ezra e Emily. Ezra diz-lhe que supõe que ela sabe o que se está a passar devido à sua aproximação com Aria, mas quer lhe explicar tudo fora da sala de aula. Emily, revoltada, diz que não quer falar com ele, porque ela já falou muito com ele fora da sala de aula e no fim entrega-lhe um papel onde diz que não vai assistir à aula e pede-lhe para entregar esse mesmo papel a um "professor a sério".

Esperemos que o próximo episódio seja muito intenso.

O que esperam dele?

- DF
Lê mais...

Pretty Little Liars perde audiência

O episódio desta semana de Pretty Little Liars reuniu 2 milhões e 171 mil telespectadores, menos 387 mil que o da semana passada.


Pretty Little Liars manteve o rating de 1%, mas o número total de telespectadores foi o quarto pior desta temporada.

Contudo, esta semana, a série teve de enfrentar, no mesmo horário, o regresso de várias séries de grande audiência, em canal aberto. Fala-se nomeadamente de Glee, NCIS: Los Angeles e The Voice. Esta pode ter sido uma das razões para a perda de audiência.


Ainda assim, as nossas Pequenas Mentirosas foram o sexto programa dos canais por cabo mais visto de terça-feira. Na semana passada, a série ocupara o nono lugar da tabela.

Fonte: Tv By The Numbers
-R
Lê mais...

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O que a promo do episódio 4x22, "Cover for me", nos mostra

A promo americana do próximo episódio de Pretty Little Liars mostra imensos momentos que suscitam curiosidade. Por isso, o Wetpaint decidiu enumerá-los e nós vamos falar um pouco sobre eles.


1 - A Aria está sentada a uma mesa de pique-nique no segundo 06. Sabemos que ela está em Nova Iorque, na Universidade de Syracuse. Pela sua postura, parece estar à espera de Riley, um dos novos personagens da série.


2 - "Tu cavaste a campa dela". É o que nos diz uma mensagem de -A no segundo 07. A sua mensagem completa é "Tu cavaste a campa dela. Agora eu vou cavar a tua. -A". É óbvio que a mensagem se dirige a Spencer.


3 - A Aria está a ler um bilhete, também no segundo 07. Será uma mensagem de -A? Ou será um bilhetinho do seu novo par romântico? Ou, talvez, um recado de Ezra? O Wetpaint deixa ainda a hipótese de o sítio onde ela está poder ser um quarto de hotel.


4 - Aria VS Ezra. No segundo 07, Aria e Ezra estão frente-a-frente no apartamento do professor. Ambos estão com ar de poucos amigos: Ele está sério e ela parece estar cabisbaixa. Mais à frente, no segundo 19, vemos Ezra a abrir a porta de casa à Liar.


5 - O novo homem da Spencer. Ainda no segundo 07, Spencer está a fazer jogging com Dean, o rapaz que pensamos estar a ajudá-la a recuperar do seu problema com drogas.


6 - Aria também tem um novo homem. No segundo 08 estão muito juntinhos, perto de um riacho, e, no segundo seguinte, vemo-los a beijarem-se naquela que parece ser uma cena de sexo.


7 - "Onde é que estiveste?". É o que a Aria diz, a chorar, no segundo 10, àquela que pensamos que seja a sua mãe.


8 - Mona em acção. No segundo 12, Mona aparece a guiar um carro e, segundo sugere a promo, vê Emily pelo espelho. De seguida, parece carregar no travão.


9 - A Spencer ataca! Vemos Spencer a atacar alguém, ou alguma coisa, com a pá que usou para assustar Alison na noite em que desapareceu. De seguida, a Liar aparece coberta de sangue. Será que Spencer se vai finalmente lembrar do que fez? Ou será que tudo não passa de mais uma alucinação? Uma coisa é certa: Ela desabafa "eu sei o que fiz", no momento em que está a fazer jogging.


10 - Ezra está de volta! No segundo 16, vemos Hanna e Emily, segundo nos parece, a darem de caras com Ezra em Rosewood High.


11 - Holbrook fala com... Spencer? No segundo 17, Gabriel aproxima-se de uma figura feminina que, segundo o Wetpaint, deve tratar-se de Spencer. Mas a nós parece-nos a mãe de Alison. Uma coisa é certa: Ele está acompanhado pela agente Taylor. Segundo sugere a promo, Hanna vê a cena com alguma preocupação e curiosidade.


12 - Spencer procura pistas. No segundo 18, Spencer está a abrir uma gaveta de sua casa e tem o seu ar característico de detective. Provavelmente, diz o Wetpaint, está a tentar descobrir mais coisas que a lembrem do que se passou na noite do desaparecimento de Alison.


13 - Spencer em perigo. No segundo 20, Spencer parece estar no seu quarto e um vulto surge por detrás de si. O meu palpite sobre a figura é que se trata de Jessica DiLaurentis.


14 - As Liars em choque. No segundo 21, Spencer e Hanna estão completamente em choque e Spencer tem, inclusivé, a maquilhagem borrada, pois está a chorar.


15 - A mensagem de Mona. "Estou surpreendida por terem demorado tanto tempo para perceberem", é o que a rapariga suspeita nos diz no final da promo. Será que as Liars finalmente a confrontam acerca de ela ter andado a ajudar Ezra nas suas investigações?


Fonte: Wetpaint
-R
Lê mais...

Será que Paily pode sobreviver à traição de Paige?



Esta é uma das perguntas que ficaram no ar após o término do episódio 4x21 de Pretty Little Liars.

Muitos ficaram desapontados com Paige quando ela decidiu escrever uma carta anónima à policia, confessando que Alison DiLaurentis está viva!
Como vimos no episódio, Paige seguiu Emily e fê-la escolher entre ajudar Alison ou ficar com Paige. Daí a pergunta: poderá Paily sobreviver a esta traição?

O site Wetpaint apresentou duas possíveis consequências:

Sim!
Todas as pessoas que têm um grande amor e que querem protegê-lo, entendem as motivações de Paige. Ela queria manter Emily em segurança ao protegê-la de Alison e "-A".
Mas não é também correcto fazer isso forçando alguém a não ver a sua ex-melhor amiga e paixão. As motivações de Paige também foram parcialmente motivadas por ciúme. Ela (de forma totalmente justificável) odiava Alison e sabia que Emily amava-a.
Se Paige for honesta consigo mesma sobre de onde vem em parte algumas das suas motivações e se for honesta também com Emily, mais cedo ou mais tarde, elas podem ter uma chance.

Emily também pode entender que tudo o que Paige fez foi por amor. Não esqueçamos que Emily já foi raptada, quase atropelada e colocou a sua vida em risco diversas vezes por causa de -A. Tal como Toby entrou para a "A Team" para proteger e por amar Spencer, Paige denunciou Alison por querer proteger e por amar Emily. Também Paige só decidiu ir à policia porque notou o quão fria Emily estava com ela lá no seu quarto. Nesse momento ela teve a certeza de que Emily não ia cumprir o que prometeu!

Não!
Emily disse a Paige que se ela fosse à policia e se Ali sofresse por causa disso, nunca a perdoaria. Nós entendemos a reacção de Paige. Ela acredita que Alison está manipulando Emily e que ela é o ponto fraco de Emily por ser a sua primeira paixão - e Paige pode estar certa! Mas isso não significa que Emily vai perdoar Paige pela sua traição, depois dela lhe ter pedido explicitamente para não contar nada à policia.
Pode não ser justo, mas sabemos o quanto Emily pode ser teimosa.
Por muito que queiramos não podemos ajudar, mas o destino de Paily pode depender no facto de Ali estar a dizer a verdade sobre o perigo que ela corre e o quanto precisa da ajuda das Liars. Se, de facto, Alison está a usar Emily e as outras Liars como sempre o fez, então Paily pode ter outra chance.
Mas se Alison disse sempre a verdade desde que retornou dos mortos, este pode ser o principio do fim para Paily.

E vocês o que acham disto? Deverá Emily perdoar Paige? Entendem realmente as motivações de Paige querer proteger Emily?

Fonte: Wetpaint

- DF

Lê mais...

[Spoilers] Aria vai para Nova Iorque

Um dos sneak peeks do próximo episódio revela que Aria vai para Nova Iorque visitar a Universidade de Syracuse.


A  pequena Liar decidiu partir para a Universidade de Syracuse, onde o seu pai está de momento a trabalhar, para passar alguns dias. O objectivo, para além de afastar a mente de Ezra, é visitar as aulas, a área e passar mais tempo com Byron.


Contudo, quando Emily lhe pergunta, ao telemóvel, se pode ir ter com ela juntamente com as restantes Liars, Aria responde: "Não, está tudo bem. Eu não estou sozinha." Mas recusa-se a dar mais pormenores e desliga a chamada. É então que Riley entra em cena e lhe propõe faltarem à visita guiada pelo campus, ao que Aria aceita. Mas, antes, os dois falam um pouco sobre a noite passada em que, ao que parece, não dormiram. Parece que este novo personagem não é uma boa influência para a personagem de Lucy Hale.


Sabemos ainda, pela promoção oficial do próximo episódio, que Aria vai envolver-se sexualmente com Riley.

Do pouco que sabem, qual é a vossa opinião acerca deste personagem novo?

Fonte: Wetpaint
-R
Lê mais...

[Spoiler] As restantes notas de Ezra do episódio 4x21, "She's Come Undone"

No episódio desta semana, Aria descobriu várias notas no apartamento de Ezra. Através delas, ficámos a saber mais sobre as investigações do ex-namorado da rapariga. Mas algumas dessas informações não fazem sentido.
O Wetpaint transcreveu o que nos dizem as páginas dos documentos e nós decidimos traduzi-las e analisá-las.


Tudo começou num dia como outro qualquer na pequena cidade de Rosewood. Uma pequena cidade e comunidade como qualquer outra cidade nos E.U.A. Toda a gente está envolvida nos negócios de toda a gente. As famílias estão ligadas, não pelo sangue mas pelos segredos.
Segredos numa pequena cidade podem ser destrutivos. Explosivos. Causadores de mais segredos, mais mentiras, mais destruição, e mais explosões. O dia em que Alison DiLaurentis desapareceu mudou a pequena cidade de Rosewood e todas as pessoas que vivem lá. Uma por uma. Família e amigos. Tomar atenção às vidas da família e dos amigos de Alison pode ajudar a descobrir o que se passou com ela.

Este texto parece ser uma das primeiras notas, se não mesmo a primeira, que Ezra tomou. O mais importante que ele nos diz é a sua intenção de querer envolver-se na comunidade, nomeadamente nas vidas da família e dos amigos de Alison, para tentar desvendar o mistério.


Começando pelas Impressões Iniciais das quatro amigas principais:
(Todas esforçando-se para serem tão populares como a Alison.)
Aria Montgomery é uma rapariga independente
(Considerada a excêntrica do grupo em Rosewood.)
Artística/ esfuziante/ independente
3 anos passados na Islândia com a sua família
Sente-se desenquadrada em Rosewood e tende a sentir-se atraída por homens mais velhos (e mais mundanos)
Bate-se por não deixar que os assuntos familiares interfiram no seu trabalho escolar.
Família com problemas? Pai está a trair?
Possivelmente mantendo várias relações a determinada altura?
Vai a galerias de arte locais/ espectáculos artísticos e inaugurações
--> Conhecer os seus artistas favoritos

Parece que o Ezra descreveu muito bem a nossa Aria. Mas como é que ele obteve informação tão íntima acerca dela, como o facto de ela se sentir atraída por homens mais velhos? Será que ela namorou com alguém mais velho quando estava na Islândia? E o que significa aquele ponto que coloca a hipótese de a rapariga ter várias relações ao mesmo tempo? Estará ele a falar de relações amorosas? Será que a Aria, antes de voltar a Rosewood, namorou com vários rapazes ao mesmo tempo? E por que razão nos diz Ezra que Aria esteve três anos na Islândia, quando a rapariga só lá esteve um ano? Será um erro da parte dos produtores? Será que o Ezra era capaz de cometer um erro tão básico como este?


Cinco melhores amigas fazem uma festa à noite no barracão. Falam. Bebem. Partilham segredos --> é o que mantém melhores amigos próximos.
Adormecem. Acordam. Não há Alison.
Revistam a propriedade.
Continua a não haver Alison.
Reportam o seu desaparecimento.
A investigação não leva a lado nenhum.
Jornais anunciam - "Continua desparecida"
Alguns anos mais tarde - o grupo separa-se/ toma caminhos diferentes.

Como é que o Ezra sabe que a Alison disse no barracão que a partilha de segredos mantém os amigos próximos uns dos outros? E por que é que ele diz que depois do seu desaparecimento se passaram "alguns anos", quando apenas se passou um? Mais uma informação que não faz sentido.


A Aria continua a ser uma riqueza de informação. A minha única preocupação é que eu estou a apaixonar-me por ela e a linha entre a moralidade e a curiosidade investigativa está a ficar turva. Contudo, a percepção da relação da Aria com Alison evidencia uma luz expansiva no que respeita aos motivos dos possíveis suspeitos.
Hoje a Aria disse-me que apanhou o pai a ter um caso com uma aluna, no ano passado.
A Alison também sabia acerca do caso .
Como mencionado anteriormente, isso pode ter envolvimento na morte de Alison DiLaurentis. O rico contexto dos comos e porquês torna-se mais claro à medida que a Aria explica a relação que tinha com a Alison.

Aqui o mais importante é o facto de Ezra confessar que se está a apaixonar por Aria, o que significa que o que ele disse à ex-namorada no teleférico é mesmo verdade: Ela ama-a. Contudo, apesar disso, atendendo ao que escreve a seguir à confissão, não parece tentado a parar com as investigações.
Ainda nos é dito pelas suas notas que Aria lhe confessou que ela e as amigas cegaram Jenna, numa partida que correu mal, e que Alison foi a principal culpada. É abordada, ainda, a hipótese de alguém se ter querido vingar dela: "Mas quem? Um namorado? Toby?".
Fonte: Wetpaint
-R
Lê mais...

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Review do episódio 4x21, "She's Come Undone"

(Nota: Esta review foi escrita, excepcionalmente, por duas pessoas: Eu - Ruben - debrucei-me sobre a primeira metade do episódio. A Daniela focou-se na segunda. Esperamos que gostem.)

O episódio em que a Aria foi o centro das atenções, a Spencer continuou a sê-lo, Paige deu aquele que pode ser um dos últimos ares da sua graça e Hanna chegou a ter menos importância que o director de Rosewood High.


O episódio desta semana não teve momentos empolgantes. Aliás, teve um gosto amargo, equivalente ao dos primeiros episódios desta temporada. Afinal de contas, não se tratou de nada mais do que dos efeitos secundários da bomba detonada por Ezra na semana passada. E, lá pelo meio, houve uma mini-revelação que soube a pouco, como aliás se tem passado em todos os episódios da quarta temporada.


Mas o capítulo começou em grande, com um opener em que Aria não esteve com paninhos quentes nem meias medidas no que concerne ao desvendar, às restantes Liars, de tudo o que descobriu sobre Ezra: “O Ezra não tentou matar Alison”, confessou a pequena. “O seu livro está a tentar juntar todas as peças para perceber quem o fez.” E alerta: “Ele acha que um de nós o fez”. Isto remete-nos imediatamente para Spencer e para o seu dilema no resto do episódio. Será que ela tentou matar Alison?


O resto da conversa basicamente gira à volta do equipamento de vigilância de Ezra e do seu covil em Ravenswood, em que basicamente se contextualiza e explica o que se está a passar para as pessoas que andaram a dormir durantes estes últimos episódios. Mas Emily tem uma fala interessante: “Se ele nos tem andado a vigiar, então ele tem de saber da -A”. Na minha opinião, é obrigação dele saber algo a respeito de –A, uma vez que até em casas-de-banho ele deve ter instalado câmaras ocultas. Mas os escritores sempre gostaram muito de o manter à parte das apoquentações das Liars, por isso já nada me espanta.
Antes do genérico, Aria termina a conversa, dizendo: “Ele nunca me amou”. E penso que será este pensamento e a raiva a ele associada que fazem com que Aria perca a cabeça nas cenas que se seguem.


No momento seguinte, Aria está deitada na cama do seu quarto e recorda-se da primeira vez que conheceu Ezra. Inicia-se, então, uma analepse para a altura em que tanto Lucy como Ian pareciam dois bebés e a rapariga estava incrivelmente mais magra.
Ezra foi assaz charmoso para com ela; de tal maneira que qualquer uma cairia a seus pés. Mas, de repente, a memória desvanece-se e, para celebrá-la, a Liar vomita no balde do lixo.


Enquanto isso, Spencer ainda continua com o seu problema de dependência, que é tão grave que até se arranjou cachet para se juntar os seus pais na mesma cena. Eles comunicam-lhe que irão enviá-la para uma clínica de reabilitação em Philadelphia, mas como em Rosewood os filhos é que mandam e os pais obedecem, Spencer consegue convencê-los a deixarem-na ficar, alegando que, com Radley e reabilitação no seu historial, o seu percurso académico fica muito comprometido.


Na cena seguinte, Hanna anda a deambular pela escola, a pensar nalguma coisa de jeito para fazer neste episódio e, para seu agrado, encontra Travis, que já não aparecia desde a altura em que a Liar o beijou. Ele está todo aperaltado pois, comunica-lhe, vai a Tribunal acompanhar o pai, que estava a ser chantageado por Wilden – Deus o tenha em descanso - e que irá agora ser julgado. Antes de sair de cena, ainda houve tempo para uma troca de olhares carinhosa, para se tentar fazer com que os telespectadores comecem a gostar deste par.


Passando à frente de coisas que não interessam nem ao menino Jesus, a não ser que a história de Travis se ligue de alguma forma à de Alison, o que não me parece, Emily encontra Spencer a ressacar num banco da escola e comunica-lhe que Shana lhe ligou, dizendo-lhe para depositar o dinheiro destinado a Alison num apartado em Wallingford, antes das seis da tarde. Mais uma vez, Spencer acha que Emily não se deve arriscar tanto por Alison, e com razão. Mas, se ela não fizer nada, a história também não avança.


Aria surge do nada e interrompe a conversa das duas amigas com o seu passo rápido, nervoso e forte, o que as faz ficarem preocupadas com ela e seguirem-na. “Eu não sei onde as verdades começam e as mentiras acabam”, diz-lhes Aria, que está decidida a confrontar Ezra mais uma vez. Mas os planos saem-lhe gorados quando, na aula de inglês, está uma professora substituta e não Ezra que, ao que parece, foi tratar de “questões familiares”. Isto faz Aria ficar ainda mais irada e as Liars mais preocupadas. E assim termina o primeiro acto.


O segundo inicia-se com uma cena de Spoby. Spencer aparece no apartamento de Toby, usando o colar que ele lhe ofereceu na noite passada, e pede-lhe desculpa por ter-lhe mentido. Toby perdoa-a, mas quer que ela se apoie nele sempre que sentir que está prestes a ter uma recaída. Porém Spencer diz-lhe que já se deixou definitivamente dos comprimidos. Como se fosse assim tão fácil.


De volta à escola, descobrimos que Paige ainda existe na vida real, para além de nos pensamentos de Spencer a preto e branco. Emily encontra-se com ela e as duas combinam, a custo, um jantar. Mas, depois, Emily recebe uma mensagem no telemóvel e, ao tirá-lo da mala, Paige repara no envelope com notas que Emily guarda e fica curiosa. A namorada prega-lhe uma mentira do arco-da-velha, que nem um rapazito com síndrome de Asperger iria acreditar, e Paige fica ainda mais desconfiada.


A cena termina e passamos para o cenário do apartamento de Ezra. Aria entra e ele não está. É então que começa a vasculhar nas gavetas dele e descobre dossiers que documentam toda a sua vida e das pessoas suas conhecidas, bem como gravações de voz de Alison.


Quando começamos a ficar interessados pelas descobertas de Aria, eis que a cena é cortada e vamos… Ter com a Hanna e com a sua história completamente desnecessária! Na cena, Hanna pede a Holbrook, que é testemunha no julgamento do pai de Travis, para testemunhar a favor do senhor, mas o polícia diz que se irá cingir apenas aos factos.


Voltando a Aria, a Liar descobre um caderno que revela  todos os segredos que Ezra sabe acerca de si e das suas amigas. O murro no estômago, para ela e para mim, é a descrição do segredo que tanto custou a Aria contar ao namorado: The Jenna Thing.


É então que Aria perde o controlo e destrói o apartamento de Ezra. Pessoalmente, gostei bastante da cena, mas penso que a direcção de actores poderia ter deixado a actriz agir ainda mais desesperadamente. Uns gritos pelo meio, por exemplo, não fariam mal a ninguém. Não são só Troian e Janel que devem ter direito a gritar.


Enfim… Regressados à escola, -A volta às mensagens pessoais. Desta vez, ou melhor, mais uma vez, a contemplada é Spencer, que encontra anfetaminas, no seu cacifo, com a inscrição “Não digas que nunca te dei nada. -A”. Emily vê-a com os comprimidos, mas acaba por, no auge da sua ingenuidade, ou parvoíce, como lhe queiram chamar, deixar que seja Spencer a deitar fora os comprimidos. Algo que não vai acontecer. Entretanto, Hanna aparece e diz-lhes que não sabe onde está Aria. É então que as outras duas se lembram que a amiga existe e vão à procura dela no apartamento de Fitz.


Lá chegadas, encontram o apartamento feito num oito e Aria sentada no chão, encolhida como um cãozinho abandonado e com frio. As três convencem-na a ir embora daquela lixeira, mas, antes de sair, Spencer aproveita para levar secretamente alguns dos ficheiros com ela.


Mais à frente, vemos Emily a guardar o dinheiro para Alison num envelope, já nos correios, e alguém a está a observar. Esse alguém é Paige, que está a arranjar lenha para se queimar. Mas já lá iremos.
No Tribunal, depois da sessão, Hanna encontra-se com Travis e, mais uma vez, volta a insinuar-se, antes do rapaz lhe dizer que Holbrook defendeu o seu pai.
-R


De seguida, a detective Spencer começa a distribuir e a analisar as provas que levou da casa de Ezra na sua secretária. Mas existe um cartão que lhe chama particularmente a atenção. Um cartão de um detective privado: Marc Pope. O mais interessante é a nota que Ezra escreveu na parte de trás: “Quem é que seguiu Spencer?”


Nesta cena, Spencer começa a sentir-se bastante mal, nauseada, tonta, com dores e deita-se na cama para descansar. Mas se fosse só para descansar… o problema foi que, estupidamente, Spencer recorreu outra vez aos comprimidos que estavam guardados na mala em busca de ajuda! (Obrigada por teres insistido tanto em ficar com os comprimidos, Emily -.-‘)


A cena passa para Emily na fila dos correios, quando é surpreendida pela sua namorada. Paige admite que a seguiu até lá porque sabia que Em estava lhe a esconder alguma coisa e pensa que –A estava a obriga-la a fazer alguma coisa, outra vez. Emily diz-lhe que não pode dizer para quem é o dinheiro. Paige, totalmente aflita pela sua namorada poder estar a ser chantageada novamente, tira-lhe o envelope das mãos e diz que, se Emily não lhe contar a verdade, entregá-lo-á à policia. Neste momento quase conseguimos ouvir o coração de Paige a desfazer-se em mil bocados quando Emily lhe diz: “O dinheiro é para a Ali. Ela está viva.”


A cena muda e estamos na casa de Aria. A pequena Liar está transtornada, à frente da lareira, rasgando folhas dos livros de Ezra e queimando-as. (Ainda hoje não entendo porque em vez de guardar toda a informação, está a queimá-la.) Aria admite a Hanna que se sente cada vez pior, mais enganada e que contou a Ezra segredos sobre as amigas que pediu-lhe para ficarem entre eles. Hanna tenta consolá-la e diz-lhe que vai sair por 10 minutos para lhe ir buscar comida.


O casal Paily volta em destaque, começando com Paige a lamentar-se, dizendo que não acredita que Em lhe escondeu esse segredo por tanto tempo. Paige promete a Em que não vai contar nada a ninguém sobre Alison se Emily prometer que corta relações com ela: nada de encontros secretos, entrega de pacotes, absolutamente nada. Paige sabe que, se Emily continuar a falar com Alison e a protegê-la, só estará a por a sua vida em risco porque –A continua ainda atrás de Alison. Só dessa forma, com relações cortadas, é que Paige sabe que Emily está segura. Não é isso que nos queremos que aconteça à pessoa que amamos? Não fazemos nós qualquer coisa, apesar de, às vezes, não ser o mais correcto, apenas para a proteger?


E mais uma vez não sei o que se passa na cabeça da nossa Hanna. Beija todos os rapazes menos quem deveria beijar e o detective Holbrook não foi excepção. Enquanto estava a sair do restaurante/café The Brew, Hanna encontrou o detective e agradeceu-lhe por ter ajudado o pai de Travis. À despedida, deixou-lhe um breve beijo nos lábios. Onde andas com a cabeça, rapariga?


De seguida, Spencer continua no quarto a remexer os papéis de Ezra. Até que agarra numa folha e começa a lê-la em voz alta. Nesta página, Ezra escreveu que Cece quis ir falar com Alison na noite em que ela desapareceu e, por isso, foi ter à sua casa. Mas, quando ela lá chegou, presenciou uma forte discussão: Spencer e Alison! Mas não foi ela a única a ver a discussão. A mãe de Alison, a Sra. DiLaurentis, também a viu. E o pior de tudo foi que ela pagou para Cece estar calada. Na cena, aparece um flashback da noite em que Alison desapareceu e vê-se Spencer a agarrar numa grande pá (sabemos que foi essa a arma do crime) indo na direcção de Alison. Spencer neste momento cai na realidade e entra na loucura. Spencer desce à cozinha e confronta o pai: “Contratas-te o detective privado para seguires a Melissa ou para me seguires a mim?”. A conversa é interrompida pela chegada de Toby e Spencer vê essa a oportunidade para sair da casa, visivelmente bastante transtornada.


Voltamos a Paily. Emily diz a Paige que se vai afastar de Alison. A cena acaba com Paige a dizer: “Estou a fazer isto por ti, Emily. Porque eu te amo tanto…” Um momento de muito carinho que Emily não consegue entender neste momento.


Aria está folheando um livro de Erza quando encontra uma carta de uma agente literária dizendo a Ezra que está ansiosa para o final do seu livro. Aria imediatamente liga para o número de telefone dessa agente, tentando obter informações sobre a data de publicação do livro. O desespero final vem quando a agente lhe diz que Ezra está mesmo ali ao lado dela a discutir quando será publicado.


Neste momento, Spencer vai a casa de Jessica DiLaurentis perguntar-lhe se ela e Peter Hastings (pai de Spencer) fizeram algum tipo de acordo e se acha que ela magoou Alison. Spencer não está visivelmente a lidar com a pressão e chega a agarrar no braço de Jessica com bastante força.


Com a revelação da agente literária, Aria está disposta a ir a casa do director da Secundária de Rosewood contar-lhe tudo sobre a sua relação com Ezra, porque diz que ela não vai ser a única a sofrer com tudo o que está a acontecer e que ele sempre lhe mentiu em tudo. Felizmente Hanna consegue impedir-lhe de tomar essa decisão que mais tarde se haveria de arrepender, dizendo-lhe que ele não iria apenas sofrer, mas, sim, acabar na cadeia. Aria começa a gritar com Hanna, pedindo-lhe para a deixar em paz, dizendo que não quer falar com ninguém, apenas quer que a deixem em paz. Quem a pode censurar? Pobre Aria…


Emily diz a Paige que está a ficar tarde e que é melhor ir ter com Aria. Paige tenta despedir-se com um beijo mas Emily não reage. Paige percebe que algo não está bem e Em admite que não gosta de ultimatos.


Uma cena muito forte é quando Spencer chega a casa e tem Toby, Veronica e Peter à sua espera. Spencer está com um ar lastimável: Borrada, com olheiras profundas e bastante triste. Toby olha para a namorada e diz-lhe: “Spencer, tu precisas de ajuda”. A nossa detective não consegue fazer nada mais do que ir para o quarto.


Quando Emily chega ao quarto de Aria, essa está a fazer as malas para ir passar uns dias fora para espairecer a cabeça.


A cena acaba com Paige a deitar uma carta anonima para dentro de um carro da polícia, dizendo que Alison está viva e dá-lhes a morada para a começarem a procurá-la.
E foi este o ponto de reviravolta do episódio. Muitos caem em cima de Paige, odiando-a pelo que ela fez. Mas será que foi pior do que Ezra fez? Do que Toby fez? Não, não foi. Mas Toby fez o correcto, assim como Paige fez o correcto. Se a pessoa que nós amamos pode estar em perigo de vida, faríamos algo louco.


Quem se puser na posição de Paige por apenas 1 segundo consegue admitir para si mesmo que faria o mesmo.
A série é vista por muitas pessoas jovens, que ainda não têm a maturidade o suficiente que as pessoas fazem coisas loucas por amor. E o que Paige fez foi por amor. Não digo que foi o mais correcto, porque não foi. Mas, se o fez, foi para proteger Emily. –A está à procura de Alison e nós sabemos do que ele/ela é capaz de fazer quando alguém se atravessa no seu caminho. Paige só quer proteger Emily do mal que lhe possa ocorrer. Não esqueçamos que –A já a atropelou.


Por isso, vou terminar esta review com uma das frases mais destacadas do twitter na noite passada. Foi a de uma editora do site AfterEllen em relação a Paily: “Fazer com que a pessoa que tu mais amas no mundo te odiar por  estares a fazer o que é o melhor para ela é o tipo de amor real mais duro”.


E vocês? O que acharam do episódio? Do que mais gostaram, do que menos gostaram? O que vos surpreendeu mais?
-D
Lê mais...